Acne na mulher adulta
Você já passou da adolescência, mas as espinhas estão aparecendo na sua pele? A acne na mulher adulta é uma condição bastante frequente e uma queixa recorrente no consultório de dermatologistas.
Se esse também é o seu caso, este conteúdo vai te ajudar. Continue a leitura e entenda mais sobre o problema e como tratá-lo.
O que você precisa saber sobre acne na mulher adulta
A acne na fase adulta é um problema mais comum do que se imagina. Atinge cerca de 16 milhões de brasileiras e se caracteriza pelo surgimento a partir dos 25 anos, causando frustração e baixa autoestima. A maioria dos casos são de pessoas que sofreram do problema na adolescência e ainda permanecem na vida adulta, mas também pode surgir apenas na fase adulta.
Diferentemente das espinhas na juventude, que brotam na testa, no nariz e na parte superior das bochechas – região conhecida como zona T –, nos adultos elas aparecem na zona U, composta pelo queixo, mandíbula e pescoço.
Quais as causas?
O surgimento de acne na mulher adulta está associado a diferentes fatores, tais como:
- Hormonais;
- Hereditariedade;
- Estresse;
- Exposição ultravioleta;
- Obesidade;
- Alimentação;
- Tabagismo;
- Presença de doenças endócrinas associadas.
As oscilações hormonais, anteriormente consideradas a principal causa, atualmente já se sabe que acontece em 30% dos casos de acne da mulher adulta. As influências do sistema imunológico e dos fatores genéticos também são relevantes e devem ser observados.
Dietas recheadas de laticínios e carboidratos, estresse, tabagismo, alguns suplementos alimentares, exposição ao sol e à poluição e oleosidade são outros fatores de risco.
Como tratar?
A abordagem adequada da acne na mulher adulta pelo dermatologista pode ter impacto muito positivo, tanto físico quanto emocional, na vida dessas mulheres.
O dermatologista irá investigar as causas da acne, com pedidos de exames ou exames de sangue, se for necessário. Avaliar individualmente cada caso para identificar suas origens é fundamental, pois é o diagnóstico correto que vai aumentar as chances de sucesso do tratamento.
Por exemplo, se o problema que origina a acne na mulher adulta for hormonal, os tratamentos tópicos com cremes e procedimentos não serão totalmente eficazes. Será preciso fazer um trabalho de fora para dentro, para normalizar esse desequilíbrio no organismo.
Mas o mais importante é que existe, sim, tratamento! E são vários, inclusive com medicação de uso oral, além do uso local de ativos. Tudo depende do seu caso. Portanto, procure um dermatologista de sua confiança e credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para te orientar.
Cuide da sua alimentação
Você com certeza já ouviu a frase: “você é o que você como”, certo? Podemos dizer que a beleza e qualidade da pele estão diretamente relacionadas com a alimentação. Ainda mais se você tem acne na fase adulta.
Evite alimentos que causam ação inflamatória no corpo, como leite e seus derivados, açúcar, excesso de complexo B e alimentos de alto índice glicêmico. Dê prioridade para alimentos antioxidantes, como frutas vermelhas e verduras verdes.
É importante seguir o tratamento orientado pelo dermatologista de acordo com seu quadro de acne, mas é fato que a alimentação sempre será nossa aliada.
Gostou do que aprendeu até aqui? Continue navegando no blog e confira outros conteúdos sobre cuidados com a pele, beleza e autoestima.